2009/08/12

„A legislação ambiental aqui no Brasil é uma das melhores no mundo, todavia eles não a respeitam!“

Entrevista com o presidente da Fundação Funaguas, Judson Barros.


A Fundação Funaguas está trabalhando numa luta jurídica contra a Bunge Alimentos, uma multinacional que controla toda produção de soja nos estados Piauí e Maranhão – desde o financiamento até a coleta e o beneficiamento. „Depois que a Bunge Alimentos chegou, o processo da destruição do cerrado de Piauí aumentou“, disse Judson Barros, o presidente da Fundação Funaguas. „Nos já estámos há seis anos brigando com a Bunge para que se ajuste a legislação e cumpra a lei. A Fundação está pedindo que num país em que tem leis ambientais, os empresas grandes deveriam cumpri-las.“

„O Brasil tem uma das melhores legislações ambientais no mundo, todavia nao respeitam.“, disse Judson. Porque as multinacionais no Brasil são implantadas no governo do estado. Essas relações fazem com que as empresas não respeitem as leis. „As multinacionais financiam as campanhas eleitorais dos políticos do governo. Isto é uma sistema muito corrupta o que dificulta muito o nosso trabalho. Por que o estado que deveria zelar pela a preservação do meio-ambiente se torna um instrumento das grandes empresas internacionais“, disse Judson. „Por isso a Bunge não tem que parar. E não tem problema para continuar com o mesmo processo que traz muitos impactos sociais e ambientais.“

Além disso a soja plantada no Piauí é exportada para fora do país e não é beneficada nessa região. Por exemplo Hollanda, o maior comprador do Piauí, importa a soja do Brasil e produz a forragem dos animais dentro no o proprio país. Hollanda compra todo a materia prima da Bunge do Piauí. „Isto mantem uma politica colonial. Brasil exporta a materia prima para os grandes centros e importa a materia beneficada para o proprio consumo. E o Brasil fica com a parte suja.“ Porque a produção da materia prima traz muitos complicadores ambientais.

Para produzir a soja o solo tem que ser menos acido. E o solo no Piauí já e muito brejoso. Já existem areas que entram em processo de desertificação que dificulta e diminue a produção de soja. Por isso é necessario utilizar uma quantidade grande dos agrotóxicos e adubos. O adubo químico que é utilizado é calcário. É uma substância básica que funciona como neutralizador de pH. Usado para melhorar as condições do solo, para deixar o solo numa condição ótima para a plantação.

Outro problema muito grave é a utilização dos agrotóxicos. No verão não chove o suficiente para irrigar as plantas. Por isso se planta a soja só uma vez dentro um ano. Portanto, os produtores tem que produzir uma grande quantidade de soja e usam areas enormes. „Se pudesse plantar a soja mais vezes no ano, os produtores poderiam diminuir as areas de plantações. Porque poderiam colher mais vezes. Isto seria melhor para o meio-ambiente e também aumentaria o lucro dos produtores.“ No período da plantação, entre dezembro e março eles colocam agrotóxicos pelo menos cinco o seis vezes. „O tratamento de agrotóxicos de cinco o seis vezes e a produção gigante só uma vez por ano é um processo violento contra o meio-ambiente. “Porque quando chove a água não fica no solo, mas vai diretalmente aos rios e lagos, trazendo todos os agrotóxicos e adubos usados. Isso tambem traz problemas de saúde pública. Por exemplo numa comunidade chamada Sangue que fica em baixo duma plantação de soja, já quase não se cria mais animais domésticos. Porque quando chove todos os agrotóxicos vai aos rios. Os animais bebem a água e morrem. Isso nao é uma area pequena. Muitas comunidades perto do Rio Parnaíba e dos riachos que são conectados com o Rio Parnaíba são poluidos por causa da plantacão de soja.

Ademais a utilização traz consequencias direto para a questão dos peixes. Antes da plantação de monocultura as pessoas viveram quase totalmente do consumo dos peixes do Rio Parnaíba, do Rio Preto e do Rio Balsas. „ Hoje quase não se encontrou mais peixe nos rios dessa região.“ Portanto, o uso dos agritóxicos dificulta todas as partes da cadeira produtiva de agricultura familiar e traz problemas para os pescadores.
Tambem traz impactos da saúde humana. Três anos atrás no Piauí muitos trabalhadores rurais morriam dentro de uns três meses. Todavia a causa nunca se tornou público. Para evitar um escândalo os governadores disseram que não sabiam qual era a problema que provocava a morte dos trabalhadores. Não disseram que era de agrotóxicos e tambem nao disseram o que era. Mas a Federacão dos trabalhadores na agricultura do estado Piauí tem estudos que mostram que na região existe uma quantidade muito grande de trabalhadores que são envenenados por agrotóxicos. Mas estes estudos eles não repassam para a puplicidade. „Porque a Federacão é muito ligada com o governo. Isto funciona como um instrumento de barganha. Eles tem esses estudos e os utilizam quando querem obter um beneficiamento“.

A discussão sobre os impactos da plantação de soja e de cana-de-açucar é muito polarizada. Por um lado as multinacionais representam a opinião que os impactos negativos não são graves. A versão oficial do governo se aproxima muito à versão das empresas. Por outro lado as ONGs, como Funaguas, lutam para publicar os impactos. Mas tambem existem ONG´s que defendam a produção atráves das grandes empresas. Por exemplo o WWF Brasil é ao lado da Bunge. „É um outro problema no Brasil. Porque muitas ONGs são apoiadas por as multinacionais. As campanhas do WWF daqui são finanziadas da Bunge Alimentos. A Bunge paga dinheiro para que o WWF não opina sobre os processos da Bunge.“

„A producão de soja nessa região, através da Bunge é um modelo extremamente perverso. Sem nenhum planejamento, sem se planejar qual são os dados ambientais para o futuro. E que isto implicaria na questão dos recursos hídricos e da base hidrográfica no Rio Parnaíba.“