2009/08/11

Uma visita em Coelho Neto

Coelho Neto é uma cidade pequena, perto do Rio Parnaíba, com cerca 45 mil habitantes. Já nos anos 60/70 chegaram as primeiras empresas da indústria agrícola plantar a cana de açúcar para produzir o álcool que se usa como biocombustível. Tambem plantaram Bambu, uma planta para a produção de papel. Na chegada destas empresas não tinha um sindicato para esta região, que teria podido fiscalizar o processo. O sindicato chegou em 1974. Contrariamente como nas comunidades do municipio de São Benedito, onde as pessoas ainda estão lutando contra a aquisição das suas terras, apoiado pelo sindicato local. Desde 2006, a fábrica de papel em Coelho Neto é fechada Para o tratamento posterior a colheita da empresa vai diretamente para o Recife. Hoje em dia, a indústria de cana é especializada na produção do etanol como biocombustível. Para a plantação, grandes áreas foram desmatadas. Hoje, a plantacão de cana-de-açúcar é uma área de ....

Anteriormente a colheita da cana durou seis meses. Porque os solos são esgotados e já não cresce mais muito, hoje a colheita só demora três meses. Para a colheita de cana de açúcar o primeiro se queima as folhas. Elas ficam na plantação e se usa como fertilizante. A cinza é levado pelo vento para a pequena cidade Coelho Neto, que fica no meio das plantações. Depois trabalhadores temporais cortam a cana pela mão. Por causa da irregularidade do solo na região, não se pode usar máquinas.

Por causa das temperaturas tropicais predominantes, microorganismos degradam o açúcar da planta mais hápido. Por causa disso a cana cortada deve chegar na fábrica em menos de 24 horas para a preparação. Depois a colheita fica uma paisagem desolada com solo queimado em que o nova cana de açúcar cresce. As fontes subterrâneas que abastecem os afluentes do Rio Parnaíba com a água estão localizadas no meio das plantações. Ai a distância mínima de cinqüenta metros foi ignorada. O Rio Parnaíba e os seus afluentes que passam pelas plantações servem às empresas de cana de açúcar para irrigar as suas plantas. Eles desviam os cursos dos afluentes. Como resultado, acima de tudo os fluxos tem menos água. É provável que a água é contaminado por causa da utilização dos agrotóxicos. Os trabalhadores das plantações e as comunidades que ficam perto das plantações já usam a água destas fontes como água potável há muito tempo.