2009/09/22

Salve o Cerrado!

"Encontro dos Povos do Cerrado", 9. - 13. de setembro em 2009 em Brasília
O Encontro dos Povos do Cerrado que ocorreu entre os dias 09 e 13 de setembro 2009 em Brasília foi mais uma tentativa de chamar atenção. Deu para ver o grande número de pessoas que estão envolvidas na questão da preservação do Cerrado. O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil com 200.000.000 hectares. Mas, porque se desmata uma área de 20 mil quilômetros quadrados de Cerrado a cada ano, a área vai diminuindo. Isso corresponde ao dobro do que é desmatado na Amazônia.

O Cerrado é um bioma com uma biodiversidade de flora e fauna extremamente alta. Encontram-se por exemplo 6 a 10 mil espécies de plantas, sendo 4.400 endêmicas. Além disso, nascem os maiores rios do Brasil nesta savana tropical: Amazonas, Tocantins, Paraná, Paraguai, São Francisco e Parnaíba.
Uma pessoa do encontro estava falando dos rios do Cerrado como dedos da mão. “Se retirar os dedos, a mão não tem mais função”. Quer dizer que os rios são extremamente importantes para o Brasil porque servem como grandes bacias de água doce.

Além de uma biodiversidade alta, existe uma diversidade cultural. Os centros urbanos como Brasília, também como as aldeias indígenas e áreas quilombolas. Tem muitas pessoas que dependem economicamente dos recursos naturais como o coco babaçu, que ainda em muitos cantos é quebrado tradicionalmente pelas quebradeiras.
Em 2007, as lavouras de cana de açúcar ocupavam 5,8 milhões de hectares de Cerrado. As monoculturas acabam com a biodiversidade e ocupam terras da economia local. Além da cana existem outras culturas como soja ou algodão que também representam um risco para o Cerrado poder subsistir no futuro.
Primeira imagem, Fonte: NASA